novo site qualificando

Para alguns é o Fim do Mundo, para outros a atualização do algoritmo do Google, o “PARROT” pode decretar a falência de várias empresas que dependem da internet. PDF Imprimir E-mail
Seg, 20 de Abril de 2015 14:01

Para alguns é o Fim do Mundo, para outros a atualização do algoritmo do Google, o “PARROT” pode decretar a falência de várias empresas que dependem da internet.

No próximo dia 21 de abril de 2015 o Google fará uma atualização no seu algoritmo, até então apelidada de “PARROT” (Papagaio) que vai mudar a ordem em que os sites são classificados, focando exclusivamente as pesquisas feitas a partir de Smartphones ou tablets, ou seja, Sites que se adaptam aos novos aparelhos/navegadores, como por exemplo o Android.

google-parrot-algoritmo

Eu, como sempre tenho feito, avisei à alguns meses atrás todos os clientes, parceiros, usuários e amigos sobre mais essa mudança no Algoritmo do Google, e agora começara a corrida contra o tempo daqueles que não ainda deram conta de que cerca de 60% do tráfego na internet agora vem de dispositivos móveis e o Google quer que os usuários tenham uma boa experiência sempre que clicar em um link móvel.

Espera-se que a atualização cause um grande reboliço. O resultado pode ser apocalíptico para milhões de sites de pequenas empresas e de pessoas que vendem produtos ou oferecem serviços na internet que serão surpreendidos porque o número de visitantes dos seus sites cairá significativamente, pois essa atualização do algoritmo do Google Papagaio, terá um impacto maior do que as últimas, o Panda ou do Pinguim.

Veja um post resumido postado pelo Google

“A partir de 21 de abril, nosso algoritmo dará mais importância à websites de fácil utilização no celular (mobile-friendliness), sendo este um fator importante no ranqueamento dos sites neste ambiente. Essa alteração afetará buscas móveis em todas as línguas em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa. Conseqüentemente, os usuários terão mais facilidade de encontrar resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa, que estarão otimizados para os seus dispositivos. “

Vamos entender melhor como isso funcionará, as causas, efeitos e soluções.

Dentre os fatores que serão considerados estão o tamanho dos textos, a facilidade de aceso a links e cliques, e o redimensionamento do site para se adaptar a telas menores. Sites que não são adaptados para versões móveis serão rebaixados nos resultados de pesquisa e podem desaparecer.

O Google é uma ferramenta mágica que sempre trabalha em cima de “RELEVÂNCIA”, e o conteúdo tem sido o principal fator responsável por isso, mas esse conceito está mudando, sim, eles (o Google) estão dizendo que o conteúdo ainda é extremamente importante, mas a experiência do usuário é tão importante quanto. Não é suficiente ter todo o conteúdo certo se as pessoas vêm para o seu site e não conseguem lê-lo.”

Em meio a todo esse suposto “CAOS” sobre esta importante atualização, as pessoas parecem ter perdido o fato de que o objetivo do Google é extremamente simples.

O Google quer melhorar a experiência das buscas do usuário, e para isso, eles precisam garantir que o conteúdo relevante e de altíssima qualidade que eles entregam esteja otimizado para dispositivos móveis também.

Durante o último ano temos sempre orientado sobre o fato de as empresa estarem sempre preparadas, e acompanharem o avanço das tecnologias. Então, preste a atenção, se você/empresa não está produzindo os melhores conteúdos, não está envolvido com as redes sociais, não tem feito nenhum tipo de campanha de Marketing Digital, você está no caminho errado e já deve estar sentindo as consequências em seu negócio. E neste caso você não poderá colocar a culpa no Google, na Dilma, no seu WebDesigner ou quem quer que seja.

Atualmente existem dois tipos de sites que se adequam a estas solicitações do Google Parrot:

1-) Os Sites Responsivos, que são aqueles que se adaptam quase que 100% aos dispositivos móveis.

2-) Os Sites Criados exclusivamente para dispositivos móveis, que na verdade são uma cópia do WebSite, recriada para se ajustar aos dispositivos móveis, permitindo assim uma Interface muito mais atrativa e navegável.

Na minha opinião a opção 2 é a melhor, pois além de de ser mais bonito e de fácil navegação, ajuda ainda mais no índice de qualidade considerado pelo Google, isto é, até agora. Independente das opções, ambas aceitas pelo Google, o importante e estar de acordo com as novas regras.

O que você precisa fazer?

Outra indicação de que a próxima atualização móvel não é apenas uma atualização com o intuito de penalizar, é o fato de que o Google está dizendo a todos exatamente o que eles precisam fazer. Junto com anunciando o que e quando, o Google lançou recursos detalhados para ajudar webmasters a melhorarem seus sites, para que satisfaçam as normas da atualização. Aqui está o que voce pode fazer, agora mesmo:

Teste o seu site

O Google criou um teste de mobile-friendly que você pode usar para determinar se o seu site está pronto para a atualização. O que está claro sobre esta atualização é que é SIM ou NÃO; ou o seu site é mobile-friendly ou não é, não há meio termo. O teste só vai examinar a URL exata que você enviar, por isso, se o seu site tem diferentes componentes e tipos de página, certifique-se de analisar todas estas partes.

Fique atento !

Após testar seu site, e verificar que o mesmo não atende a essa nova atualização do Google, é melhor correr, pois saíra muito mais barato você investir em seu site, do que esperar pra ver o que poderá acontecer e neste caso as expectativas não são muito boas, ou seja, o prejuízo é quase que certo devido a brusca queda nas visitas em seu site, causando a diminuição da rentabilidade e da renda do seu negócio.

Muitos têm conseguido enxergar que um investimento constante em uma CONSULTORIA ESPECIALIZADA, trás muito mais resultados e evita cair nessas e outras armadilhas das novas tecnologias, ou seja, eles têm ficado tranquilos, não importando se o mercado está em crise, se o Google fez novas atualizações, etc.

Como disse, logo no início de seu império o super Bill Gates : “ Existirão dois tipos de pessoas, as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.

Caso tenha dúvidas, SOLICITE NOSSA CONSULTORIA EM MARKETING DIGITAL.

Veja os resultados de alguns testes que fizemos com ferramenta que o Google disponibilizou:

RESULTADO DO TESTE QUE FOI APROVADO

google parrot aprovado


 RESULTADO DO TESTE QUE FOI REPROVADO

google parrot reprovado

Leia também :

Post criado por :

Marcelo Gomes | Consultor em Marketing Digital da Qualificando.

Última atualização em Seg, 20 de Abril de 2015 15:15
 
gototop