novo site qualificando

Google Glass já tem um arqui-inimigo

glass

O Google Glass promete ser uma das tecnologias mais inovadoras dos últimos tempos. Ainda sem uma data definitiva de venda ou definição de preço, o GLASS (nome utilizado pelo Google) tem causado muita preocupação em torno da privacidade e acionado os mais polêmicos discursos sobre essa tecnologia.

Se você está um pouco por fora do assunto, recomendo ver este post que explica melhor o que é o GLASS e algumas questões levantadas a seu respeito.
Confira também: 5 tecnologias cognitivas que a IBM prevê para os computadores em 5 anos

O principal medo das autoridades e pessoas em geral é o que poderá ser feito com uma câmera que grava tudo que ela está vendo, e pior, o que ela faz com toda essas informações. Hoje temos os smartphones, que também estão em todos os lugares, mas eles demandam pequenas ações como tirar do bolso, ligar, abrir a câmera e começar a gravar… sem contar que isso requer diversos movimentos que não são discretos – qualquer um veria você tirando o smartphone do bolso. Com o GLASS isso não acontece, pois ele pode estar filmando e você nem sabe.

Preocupados com esta investida do Google, um projeto de pesquisadores japoneses trabalha no que pode ser o produto rival do GLASS. Não no sentido de ser um concorrente, mas um poderoso dispositivo que vai impedir que o seu rosto apareça para a câmera dos outros. Possivelmente ele fará o mesmo com qualquer outra câmera, não apenas com as do GLASS.

Nesta demosntração do protótipo, que ainda esta longe de chegar ao mercado, como você pode ver, ele ainda não tem acabamento e precisa de melhorias.

Basicamente, os óculos dos pesquisadores consistem em um aparelho com 11 luzes de LED infravermelho que são vistas apenas por câmeras e não a olho nu. Os 11 pontos de luz se concentram ao redor dos olhos e nariz, que são os pontos básicos para alguma câmera começar o reconhecimento facial. Com este aparelho ligado, você provavelmente não apareceria em fotos tiradas por qualquer smartphone, câmera digital ou câmera de segurança.

Se você quer entender melhor o princípio de funcionamento, faça este teste prático: pegue um controle remoto qualquer de sua casa, aponte a câmera do smartphone para ele e pressione qualquer botão. Você deve ver algo parecido com o que mostra a imagem abaixo.

 

É interessante lembrar que o Google Glass ainda não tem ferramentas de reconhecimento facial confirmadas, até porque o Google disse que não estaria oferecendo ferramentas assim enquanto houvesse questões relacionadas à privacidade para discutirmos.

Fonte : midiatismo

 
gototop